Este blog foi criado por voluntários do Instituto Educacional Para a Vida Sustentável - EDUCAVIDA para compartilharmos tudo o que possa ajudar na construção de um projeto de vida pessoal. Poste também suas contribuições e questionamentos.

sábado, 18 de abril de 2020

Uma reflexão importante - você vivencia o efeito Dunning-Kruger?


O MITO DA INVISIBILIDADE

Contribuição da Voluntária Leonila Góis




O mito da invisibilidade permeia o pensamento humano desde a época de Platão, o filósofo, que gostava de ilustrar suas palestras contando a história de Giges – um pastor bom e honesto – que encontrou numa fenda na terra -, nos dedos de um cadáver, um anel de ouro que o tornava invisível. De posse desse anel, e então invisível, Giges deixou de ser o homem bom e honesto, que sempre fora, e transformou-se num homem vil, num canalha. E assim conheceu o poder.


Essa alegoria do anel que propicia a invisibilidade e poder também foi utilizada, nos dias atuais, num filme de bastante sucesso, "O Senhor dos Anéis", por intermédio de seu personagem Gollum ou Sméagol.


Em 1995, em Pittsburg, uma cidade do Estado da Pensílvânia, nos U.S.A., ocorreu um roubo incomum. Um ladrão roubou dois bancos, consecutivamente, em pleno dia, sem usar uma máscara para cobrir o seu rosto! As câmaras de segurança captaram o seu rosto, e por isto a polícia o encontrou rapidamente. Seu nome era McArthur Wheeler. Ao seu preso, McArthur ao invés de se declarar inocente, não acreditava no que estava acontecendo, e apenas afirmava: “Mas eu usei o suco...!”


No interrogatório, ele dizia aos policiais que havia jogado suco de limão em seu rosto, acreditando que isto o faria invisível para as câmaras! A polícia também o testou para drogas e álcool, mas os resultados foram negativos.


A conclusão a que se chegou foi: ele não era louco! Mas, completamente errado quanto às propriedades da invisibilidade do limão!


Ao par disso, cabem, aqui, alguns questionamentos e reflexões.

1.      O McArthur Wheeler necessitava de dinheiro ao ponto de, se vendo sem alternativas, considerar como possibilidade de solução os assaltos aos Bancos?

2.      O que o fez acreditar que o suco de limão o tornaria invisível? A inocência ou a falta de conhecimento?



Isto posto, pode-se estender e, mesmo acrescer esses questionamentos às nossas atitudes diárias no convívio pessoal e comunitário, colocando para cada um de nós:

1.      O que estou tornando invisível para mim, que me impede de encontrar uma solução adequada para esta situação que vivencio neste momento?

2.      De que modo acredito estar sendo invisível?

3.      O que me trouxe a este estado de invisibilidade?

4.      Este estado me beneficia em que, e me prejudica em que?


Considerando a quarentena que todos vivenciamos, em função do Covid 19, podemos afirmar que estamos invisíveis uns para os outros – vez que estamos cada um em sua casa, sem contato pessoal.


E, paradoxalmente, podemos também afirmar que somos cada vez mais visualizados nas redes sociais.


Como você se sente diante disto?

 

O EFEITO DUNNING-KRUGER



Você conhece ou sabe o que é o Efeito Dunning-Kruger?


Para chegar ao que significa este Efeito, preciso lhe falar de um roubo inusitado que ocorreu em 1995.


Em 1995, em Pittsburg, uma cidade do Estado da Pensílvânia, nos U.S.A., ocorreu um roubo incomum. Um ladrão roubou dois bancos, consecutivamente, em pleno dia, sem usar uma máscara para cobrir o seu rosto! As câmaras de segurança captaram o seu rosto, e por isto a polícia o encontrou rapidamente. Seu nome era McArthur Wheeler. Ao ser preso, McArthur ao invés de se declarar inocente, não acreditava no que estava acontecendo, e apenas afirmava: “Mas eu usei o suco...!”


No interrogatório, ele dizia aos policiais que havia jogado suco de limão em seu rosto, acreditando que isto o faria invisível para as câmaras! A polícia também o testou para drogas e álcool, mas os resultados foram negativos.


A conclusão a que se chegou foi: ele não era louco! Mas, completamente errado quanto às propriedades da invisibilidade do limão!


Este caso chamou a atenção dos Psicólogos Sociais David Dunning e Justin Kruger, que resolveram investigá-lo.


E, após estudo com diversos grupos, descobriram que nós dividimos o mesmo comportamento do McArthur em várias outras áreas de conhecimento.

 ·        Não só somos imprecisos em avaliar a extensão de nossos conhecimentos e habilidades.

·        Como, frequentemente, superestimamos o quanto sabemos.



Observe o Gráfico abaixo:



 Os estudos demonstraram que pessoas com um mínimo de competência, tem uma confiança quase igual à dos experts no assunto, seja esse assunto qual for.

 E isto se repete em qualquer lugar!

 Ninguém está salvo. Áreas como matemática, xadrez, gramática, segurança de armas, conhecimento médico e muitas outras!


Para saber mais sobre o assunto visite:

- Efeito Dunning-Kruger



Acesse nossas redes sociais: Instagram – https://www.instagram.com/osc.educavida/ Grupo Telegram – https://t.me/joinchat/MappNRTxqtjDysAGPrGdvA Canal no Youtube com playlists interessantes - https://www.youtube.com/channel/UC4Jp4s7m_XZ776CRtotpfNA Blog - https://parameuprojetodevida.blogspot.com/ Facebook – https://www.facebook.com/Educavidas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário