Este blog foi criado por voluntários do Instituto Educacional Para a Vida Sustentável - EDUCAVIDA para compartilharmos tudo o que possa ajudar na construção de um projeto de vida pessoal. Poste também suas contribuições e questionamentos.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Como você costuma definir suas metas? Por Felipe Foiato

(Felipe Foiato é fundador da Idiomus, desenvolvedor de um aplicativo que traz resumos de livros construtivos em inglês e português, texto e áudio. Assim, você aprende inglês, ao mesmo tempo que aprende conteúdos construtivos para sua vida. Oferece gratuitamente um resumo toda semana) - Nota da Educavida.

Você sabe qual o maior motivo das pessoas não atingirem seus objetivos? Porque suas metas normalmente são vagas. 

Você é o tipo de pessoa que no Reveillon promete que nesse próximo ano você  irá emagrecer, tornar-se fluente em inglês, aprender espanhol, ganhar muito dinheiro, etc?!

Porém passa o ano e acaba ficando só nisso... Uma vaga promessa?!

Infelizmente com essas metas vagas a chance de você atingi-las é muito pequena. 

Nossos objetivos devem ser divididos em micro-objetivos e metas mensuráveis, sempre. 

Vamos ver alguns exemplos...

Objetivo: Ficar Rico

Meta não-mensurável: Ganhar muito Dinheiro
Meta mensurável: Faturar 1 milhão nos próximos 5 anos.
Micro-objetivos: Ganhar meus primeiros R$ 100 com vendas na internet até o dia 20 de abril; Ganhar R$ 3.000 por mês com vendas na internet até o dia 31 de dezembro.

Objetivo: Ser fluente inglês
Meta não-mensurável: Estudar mais inglês

Meta mensurável: Ler 1 livro em inglês por mês, ler 1 resumo a cada 2 dias na Idiomus, estudar gramática 1 vez na semana e escutar 2 Podcasts toda segunda-feira.

Micro-objetivos: Conseguir assistir um seriado com legendas em inglês, até 15 de Maio; Ler um livro inteiro em inglês sem consultar o dicionário até dia 31 de agosto; Conversar com um americano até o dia 30 de novembro.

Objetivo: Emagrecer

Meta não-mensurável: Cuidar da alimentação e malhar.

Meta mensurável: Malhar 4 vezes na semana, correr duas vezes na semana, elaborar a dieta e segui-la de segunda a sábado.

Micro-objetivos: Ter emagrecido 4 kg até 20 de Abril; Correr 3 km em 12 minutos até dia 20 de Julho; Ter 10% de índice de gordura corporal até o dia 20 de outubro.

Percebe como é muito mais fácil não enganar  a si mesmo se você tiver metas mensuráveis e micro-objetivos estabelecidos? 

Quando você tem uma meta mensurável, acorda na segunda-feira com a sua "to-do list"estabelecida e sabe exatamente o que fazer  naquela semana para lhe deixar mais próximo do seu micro-objetivo.

Ao alcançar um micro-objetivo, comemore e refaça seu planejamento e suas metas, sempre de forma mensurável, visando o próximo micro-objetivo, até o objetivo final.

Se você for já um assinante premium da Idiomus, recomendo ler os seguintes microbooks:
  • A arte de fazer acontecer
  • O milagre da Manhã
  • Comece pelo mais difícil
  • Foco
  • O poder do hábito
  • Hackeando Tudo
  • A única cosia
Após ler esses 7 microbooks, você se tornará uma máquina de produtividade e começará a cumprir todos seus objetivos. E ainda, aprenderá inglês enquanto o faz :)


Rumo à fluência.

Forte abraço,

Felipe Foiato
Fundador da Idiomus

Nenhum comentário:

Postar um comentário