Este blog foi criado por voluntários do Instituto Educacional Para a Vida Sustentável - EDUCAVIDA para compartilharmos tudo o que possa ajudar na construção de um projeto de vida pessoal. Poste também suas contribuições e questionamentos.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

O QUE É UM PROJETO DE VIDA


Existem vários investimentos que podem ser feitos para uma vida saudável, evolutiva e com muitas realizações. Mas entre tantas pesquisas da Psicologia, da Conscienciologia, Coach, entre outros, não há dúvidas de que o Projeto de Vida é das técnicas mais abrangentes e eficazes para o que a maioria das pessoas almeja na vida. E ao longo deste livro, você descobrirá porquê.



O projeto de vida é o instrumento que dá um norte à nossa existência, orientando nossas atitudes, de acordo com nossas escolhas, a partir de nossos valores e prioridades. Pessoas que sabem o que querem não concordam com “deixa a vida me levar”. E o melhor é que, mesmo que os maiores objetivos não sejam alcançados – aliás frequentemente reformulamos os objetivos – a vida ganha novo sentido, torna-se prazerosa, pois quando investimos em nossas metas, o caminho é prazeroso.



Você sabe o que quer? Conhece todas as suas capacidades e o que precisa melhorar?



Um primeiro ponto a ser colocado é o conceito de Projeto de Vida como um processo que integra as várias áreas da vida. Não é uma meta ou um sonho específico, isolado (Silva, 2011). Dizem que alguns segredos de uma vida feliz incluem viver de acordo com os valores pessoais, sentir-se produtivo, ajudar outras pessoas, contribuir para um mundo melhor, encontrar pacificação íntima. Mas achamos pertinente trazer o pensamento de Viscott (1992) em Liberdade Emocional:



“O segredo da vida é saber que não existe segredo na vida. É tudo trabalho árduo” (Viscott, 1992)



Para ser feliz, muitos mitos devem ser revistos. Músicas adoradas proclamam a contramão da logicidade. Exemplos: “Deixa a vida me levar”, “o acaso vai me proteger”, “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”. O discernimento passa longe destes “mantras”. Assim, a ampliação da lucidez, acima dos emocionalismos, é fundamental à construção do Projeto de Vida que visa a autorrealização. O eBook da EDUCAVIDA traz um roteiro para elaboração do Projeto de Vida pessoal e técnicas para concretizá-lo.



Para fortalecer a importância de desenvolver uma visão de futuro e aprender a se planejar, sugerimos assistir ao vídeo do Zeca, figura comum entre vários jovens ainda no ensino médio.



Dica de Vídeo: Planejando a sua vida - A História de Zeca https://youtu.be/wdzYcZSueek



Algumas conquistas extras para quem tem um Projeto de Vida (marque a caixa daquilo que lhe interessar):

o  Identificar e saber usar seus talentos e potenciais.
o  Ter clareza do que quer da vida.
o  Encontrar um sentido maior para a própria vida.
o  Relacionar-se melhor com outras pessoas.
o  Aprender a atingir seus objetivos.
o  Aprender a gostar de ler.
o  Experimentar os benefícios e desenvolver o hábito de escrever.
o  Tornar-se um cidadão ético e ativo.
o  Ampliar a lucidez, o discernimento e a criticidade, investindo na expansão dos conhecimentos.
o  Aproveitar melhor o tempo livre.
o  Manter o equilíbrio.
o  Saber planejar e se organizar.
o  Contribuir para um mundo melhor.
o  Ser um protagonista da própria vida, desenvolvendo seu potencial e realizando conquistas!



Se você tiver interesse em pelo menos um destes objetivos, comece agora as etapas de construção do seu Projeto de Vida!

ACESSE NOSSO eBOOK:

Nenhum comentário:

Postar um comentário